No comment

sábado, 5 de janeiro de 2008

"Pedro Queiróz Pereira, da Semapa, bate os recordes portugueses, ganhando 219 vezes mais do que um funcionário da empresa que administra. Estaria Cavaco Silva a pensar neste e noutros casos, quando no seu discurso de Novo Ano criticou os salários desproporcionados dos gestores?
Se há ranking em que Portugal está na linha da frente é no da discrepância entre os rendimentos dos gestores e os redimentos dos trabalhadores. O administrador português ganha, em média, 32 vezes mais do que o trabalhador da empresa que gere.
Ultrapassa o administrador espanhol, que aufere 15 vezes mais do que o funcionário; ganha ao gestor britânico que tem um rendimento 14 vezes maior do que o trabalhador do Reino Unido. E leva uma grande vantagem sobre o administrador alemão que ganha 10 vezes mais do que o funcionário alemão.
Mas falando em dinheiro em caixa, as posições invertem-se um pouco. Assim, é o gestor britânico quem mais leva para casa ao final do ano: 700 mil euros.
O português e o espanhol vêm logo a seguir, com 257 mil euros por ano e o alemão é o mais pobre destes gestores com 170 mil euros anuais.
O mesmo estudo revela que o trabalhador alemão é o mais bem pago, com 31 mil euros auferidos por ano. Em segundo lugar apararecem os funcionários espanhóis e britânicos, com 23500 euros anuais e, por último, o mais pobre é o funcionário português que recebe, em média, 16500 euros anuais."
Fonte: SIC Online

0 comentários: